Como construir uma intranet digna de um Oscar

Como construir uma intranet digna de um Oscar
21 junio 2019 Angela Liceth

Como construir uma intranet digna de um Oscar

Lummaps Intranet - Nubalia

Design Importa

Muitas pessoas acreditam que uma intranet serve apenas como uma plataforma para fornecer um bom conteúdo e acesso a aplicativos úteis aos seus usuários. Na verdade, existem três fases principais de construção para criar sua intranet: solução de software, conteúdo e design. Muitas vezes, o último é ignorado durante a implementação, embora seja uma parte muito importante do processo de construção de uma rede social corporativa. Um bom design ajuda os funcionários a alcançar alta produtividade em suas atividades diárias.

 

A era visual

Deixe-nos fazer uma pergunta a ti: preferes comer um donut com uma boa cobertura e um pouco de açúcar ou apenas um simples com açúcar? Imagine que estás diante da vitrine da loja.

A maioria das pessoas escolhe a primeira opção. Isso ocorre porque nossos olhos são sempre os primeiros a tomar uma decisão. O mesmo pode ser aplicado à sua intranet! Os usuários finais, ou seja, seus funcionários, perceberão e navegarão na plataforma de acordo com cores, formas, fontes etc.

A abundância de comunicação visual ensinou os usuários a prestar mais atenção ao design. Cabe agora às empresas projetar suas intranets de uma maneira que atraia e envolva todos os usuários desde o início. Um bom design tem o poder de facilitar a acessibilidade de uma plataforma, aumentando sua eficácia. Também serve para orientar os usuários com facilidade para os dados que estão procurando.

 

Design eficaz

 

O principal objetivo de uma intranet é melhorar a capacidade de trabalho dos funcionários. Don Norman, cientista cognitivo e co-fundador da Nielsen Norman Group Design Consultancy, fornece uma base muito boa para o design da web e da parte com a qual interagimos diretamente, que deveria ser explorado por todos os projetistas de intranet nos estágios iniciais do processo de implementação. Esse enfoque centrado no usuário segue sendo utilizado até hoje e leva em conta a investigação de seu comportamento.

 

El diseño de tu intranet importa

8 Dicas de design para uma intranet eficaz:

  • Tente limitar a home page a 5 widgets ou itens
  • Não uses mais de 3 ou 4 cores por página
  • Evita te dispersares, utiliza um desenho linear
  • Evita o design monótono e crie um ritmo para cada página
  • Não tenhas medo de páginas longas
  • Seleciona tua arte com cuidado
  • Simplifica e sintetiza o teu menu
  • Respeita o estilo gráfico da tua empresa

 

O que realmente faz uma grande diferença

É claro que uma intranet digna do Oscar combina funcionalidade com valor agregado para todos.

Em 2002, os consultores do Nielsen Norman Group estimaram que os níveis de produtividade dentro de uma solução de intranet bem projetada são 43% mais altos em comparação com uma rede corporativa mal projetada. A implementação de uma intranet que inclui as mais recentes soluções digitais também consolida o processo de adoção dela e aumenta a produtividade dos funcionários.

 

Design UX

O Design UX é definido como o conjunto de mídias que é implementado para construir uma interface que atenda a todas as necessidades do usuário. O objetivo é fornecer a melhor experiência possível para ele e direcionar todos os aspectos da interação dele. (Don Norman, que cunhou o termo no final de 1990, declarou que “A Experiência do Usuário é responsável por todos os aspectos da interface do usuário com a empresa, seus serviços e seus produtos”).

 

Design UX aplicado ao site:

Acessível – design ergonômico e consistente, de fácil uso e recursos intuitivos

Credibilidade – Informação organizada que cria um fluxo natural e funcional

Responsivo – utilizável por todos os usuários, independentemente da media digital (smartphone, tablet, desktop)

UI Desgin utilizado em tua intranet - Blog Nubalia

Design UI

Por outro lado, o design da interface do usuário refere-se a todas as características visuais que criarão uma interface agradável e útil para os usuários. O design da interface do usuário se concentra na maximização da facilidade de uso, tornando as interações do usuário tão simples e efetivas quanto possível.

 

Visibilidade: faça um lançamento de produto impressionante para atrair seus usuários desde o início

Atratividade: cria uma interface atraente, visualmente agradável e bem construída

Facilidade: facilite o acesso a informações relevantes graças à navegação intuitiva, conteúdo e notificações personalizadas.

 

Uma interface bem-sucedida facilita a conclusão de tarefas sem atrair atenção desnecessária para si mesma. Ao mesmo tempo, um bom design fornece um apelo estético que melhora a capacidade dos usuários de aproveitar ao máximo as características da solução.

 

Conselhos para um sucesso ainda maior

 

Faça sua marca brilhar

A intranet tem que representar a identidade e os valores de sua marca, mantendo um design corporativo coerente que é usado para todos os outros tipos de comunicação. Uma maneira fácil é incorporar alguns recursos de design distinguíveis. Fazer essa pequena alteração pode trazer um maior senso de pertencimento aos usuários dentro da organização.

 

Personaliza tua intranet - Blog Nubalia

 

4 recursos personalizáveis ​​cruciais aos quais você deve prestar atenção:

  • Fontes definidas
  • Cores da marca
  • Imagens e ilustrações
  • Formulários, formas e ícones

 

O processo de design deve equilibrar a funcionalidade técnica e os elementos visuais para criar um sistema que não seja apenas operacional, mas que também se adapte às novas necessidades dos usuários.

 

 

Agora te perguntamos, já tens uma intranet na tua empresa? Não?

Você sabia que uma intranet colaborativa pode melhorar o comprometimento de seus funcionários? Nós explicamos tudo neste post e você também pode ver uma demonstração da ferramenta neste webinar.

Se ainda não tens ou a ferramenta que utilizas não corresponde às tuas expectativas, entra em contato conosco! Nós, juntamente com o nosso parceiro Lumapps, podemos te ajudar a aproveitar ao máximo a sua intranet de forma rápida, fácil e completamente personalizável e ajustável às necessidades da tua empresa.

 

 

0 Comentarios

Dejar una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

¿Hablamos?